Dólar segue em alta após Brasil perder grau da Fitch

A moeda era cotada a 3,95 reais

São Paulo – O dólar subia quase 2% no início da tarde desta quarta-feira (16) após o Brasil perder seu grau de investimento pela agência de classificação de risco Fitch. A moeda era cotada a 3,95 reais.

A Fitch cortou hoje a nota do Brasil de BBB- para BB+, o que significa perda do selo de bom pagador. É a segunda agência que rebaixa a nota de crédito da dívida do país para grau especulativo este ano, depois da Standard & Poor’s em setembro.

A decisão era esperada pelo mercado, mas deve significar retirada de recursos do país. O dólar futuro para janeiro de 2016 subia 2% chegando aos 3,97 reais. 

Decisão FED

A moeda norte-americana já seguia em alta desde o início das negociações desta quarta-feira na espectativa de que o banco central norte-americano, Federal Reserve (FED), anuncie a tão aguardada alta nos juros do país. 

A decisão será divulgada às 17h (horário de Brasília), com as estimativas apontando uma alta inicial de 0,25 ponto percentual. O comunicado com a decisão será seguido de entrevista de Janet Yellen, presidente do Fed, à imprensa.