Dólar cai após BC anunciar rolagem de swaps

Banco Central anunciou na véspera que dará início ao processo de rolagem dos contratos de swap cambial tradicional que vencem em março

São Paulo – O dólar recuava ante o real nesta terça-feira, após o Banco Central anunciar na véspera que dará início ao processo de rolagem dos contratos de swap cambial tradicional –equivalentes a venda futura de dólares– que vencem em março.

Às 10h26, a moeda norte-americana perdia 0,56 por cento, a 2,4235 reais na venda, após fechar a sessão anterior com alta de 1,02 por cento.

“Com certeza, se o BC não tivesse anunciado a rolagem antecipadamente, o dólar estaria subindo”, afirmou o analista do Brasif Gestão André Santoro. Contudo, ele afirmou que o impacto da decisão não é tão intenso, uma vez que o mercado já esperava que a autoridade monetária rolasse os contratos.

O BC anunciou após o fechamento da sessão anterior que iniciará na quinta-feira a rolagem do equivalente a 7,378 bilhões de dólares em swaps que vencem em 5 de março, mas divulgará as condições da oferta na quarta-feira.

A autoridade monetária tem rolado integralmente os swaps que venceram nos últimos meses e analistas afirmam que essa rodada não deve ser exceção. Desta vez, o BC anunciou a rolagem mais cedo, em meio à forte pressão sobre o dólar.

Nesta manhã, o BC também deu continuidade às intervenções diárias, vendendo a oferta total de até 4 mil swaps tradicionais em operação com volume financeiro equivalente a 197,0 milhões de dólares. Foram 730 contratos para 1º de agosto e 3.270 contratos para 1º de dezembro deste ano.

A depreciação do dólar ante o real vem em linha com a queda da divisa norte-americana sobre outras moedas emergentes, que vinham sofrendo intensa pressão nas últimas semanas em meio à onda global de mau humor com países em desenvolvimento.

“Nesses momentos de alívio global, a gente tem visto o real acompanhar as outras moedas emergentes”, afirmou o tesoureiro de um banco nacional.

O dólar recuava em relação à lira turca, ao peso mexicano e ao peso chileno.