Dólar amplia queda da véspera ante real por fluxo

São Paulo – O dólar operava em baixa frente ao real nesta quarta-feira, ampliando a forte queda da véspera por causa de uma entrada pontual de capitais, segundo um operador de câmbio.

Às 10h48 (horário de Brasília), a divisa dos Estados Unidos era negociada a 1,8265 real para venda, em depreciação de 0,29 por cento . Logo no primeiros negócios, a cotação alcançou a máxima do dia, de 1,8360 real, num movimento de ajuste, mas logo começou a recuar.

“É por fluxo, uma pontualidade que está entrando”, afirmou o operador de câmbio de um grande banco nacional, que prefere não ser identificado. “Não conseguimos averiguar se foi uma coisa muito grande, mas isso pegou o mercado de calças curtas.”

No exterior, o dólar tinha um viés contrário, com valorização de 0,48 por cento em relação a uma cesta de divisas , enquanto as commodities e o euro estavam em baixa.

O dólar tombou 2,01 por cento ante o real na terça-feira, marcando a maior perda diária dos últimos dois meses, com apetite por risco nos mercados globais após a divulgação de dados positivos sobre a indústria dos EUA e também após o governo brasileiro anunciar a reabertura do bônus global 2021, que tende a trazer mais capitais ao país.

Aqui, às 12h30 desta quarta-feira, o Banco Central (BC) divulga dados sobre o fluxo de capitais no Brasil em dezembro.