Debêntures do Iguatemi são neutros para as ações no curto prazo, diz Fator

Oferta ajuda plano de empreendimentos de longo prazo da administradora de shoppings; papéis continuam com recomendação de venda

São Paulo – O anúncio da emissão de 300 milhões de reais em debêntures simples pelo  Iguatemi (IGTA3) na segunda-feira (17) é positivo para a companhia, mas não deve impactar o preço das ações. A avaliação é da corretora Fator em relatório desta terça-feira (18), no qual elogia a iniciativa mas mantém a recomendação de venda dos papéis.

Os analistas Eduardo Silveira e René Brandt elogiam a decisão pela oferta, que  aproveita o bom momento do mercado de dívida corporativa. “No entanto, o impacto deve ser neutro no preço das ações no curto prazo”. O potencial de valorização previsto pela corretora para o fim de ano é de 19,8%, com o preço-alvo da ação a 45 reais, e foi mantido pela corretora.

No longo prazo, no entanto, a emissão pode sedimentar os projetos de novas unidades da companhia, apontados pelos analistas como os principais catalisadores para o papel.  “O principal gatilho, porém, para as ações da Iguatemi, é a evolução positiva do fluxo de negócios de seus novos empreendimentos”, dizem os analistas.

O plano de expansão da Iguatemi envolve seis novos shopping centers (cinco já em construção). “A empresa possui posição de caixa líquido de 147 milhões de reais no terceiro trimestre de 2010 e linhas de financiamento adequadas para financiar o seu plano de investimento”, diz a corretora.

De acordo com a Fator, a Iguatemi será a empresa que mais crescerá em termos de ABL (área bruta locável) nos próximos anos, alcançando 420 mil metros quadrados de ABL própria até o final de 2014, sendo que hoje a empresa possui 237 mil m² de ABL.  Com o recém anunciado novo projeto de shopping center na região de Sorocaba o plano total de investimento da Iguatemi é de 1,05 bilhão de reais até 2018.

Leia Mais: Minerva continua a crescer, porém de forma limitada, avalia HSBC

Direto da Bolsa – 1ª edição: Oi e Portugal Telecom perto de finalizar acordo