Cyrela compra Agra por R$ 1,5 bi e ações disparam

Prêmio a acionistas da Agra pode chegar a 48%

A Cyrela anunciou nesta segunda-feira (23/6) a compra da incorporadora Agra por 1,5 bilhão de reais. O negócio será realizado por meio de troca de ações. Cada ação da Agra <a href="http://www.investinfo.com.br/abrilexame/Highlights.aspx?acao=AGIN3"><strong>(AGIN3)</strong></a> dará direito a 0,425 ação da Cyrela <a href="http://www.investinfo.com.br/abrilexame/Highlights.aspx?acao=CYRE3"><strong>(CYRE3)</strong></a><strong>.</strong>  Considerado o preço de fechamento do último pregão, o negócio garantirá aos acionistas da Agra um ganho de 48%.</p>

Em 2008, as ações da Agra acumulam perdas de 44,8%, tendo encerrado as operações na última sexta-feira (20/6) a 6,45 reais. Com a notícia de venda para a Cyrela, no entanto, os papéis dispararam na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), registrando alta de quase 40% já nos primeiros negócios do dia. Às 10h38, as ações da Agra eram cotadas a  8,92 reais, em alta de 38,29%. Já as da Cyrela caíam 0,98%, para 22,23 reais.

Em comunicado enviado à Bovespa, a Cyrela informa que a união das duas empresas gerará benefícios para os acionistas de ambas as companhias, uma vez que as operações se complementam. A Cyrela concentra suas atividades na região Sudeste, enquanto a Agra possui relevante exposição no Nordeste. No ano passado, o volume de lançamentos imobiliários da Cyrela cresceu 85%, e o da Agra, 208%. Neste ano, são previstos mais 10 bilhões de reais em lançamentos das suas empresas.

A efetivação do negócio, entretanto, ainda depende da aprovação dos acionistas de ambas as companhias.