Copel lidera ganhos do Ibovespa após decisões da Aneel

Às 15h44, o papel preferencial da Copel subia 5,93 %, a 29,63 reais, sendo a maior alta do Ibovespa, que avançava 0,63 % no mesmo momento

São Paulo – As ações da companhia paranaense de energia Copel aceleraram a alta na tarde desta terça-feira, liderando os ganhos do principal índice da Bovespa, em dia positivo também para a maioria das ações do setor elétrico.

Às 15h44, o papel preferencial da Copel subia 5,93 %, a 29,63 reais, sendo a maior alta do Ibovespa, referencial da bolsa paulista, que avançava 0,63 % no mesmo momento. Na máxima intradiária, o papel chegou a subir 7,3 %, a 30,01 reais.

O Índice de Energia Elétrica, que reúne as ações do setor na Bovespa, avançava 1,57 %, impulsionado também pela alta da preferencial da Cesp, de 3,53 %.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou nesta terça-feira o repasse provisório de recursos da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) às distribuidoras, que irão mitigar o impacto no fluxo de caixa das empresas referente à forte geração termelétrica. A autorização provisória do repasse já vale para as liquidações a partir de janeiro.

No mesmo voto, a agência determinou a abertura de audiência pública, de 28 de março a 10 de abril, para discutir a regulamentação dos repasses.

Além disso, a Aneel decidiu manter a sazonalização das geradoras de energia já realizada em 2013. Segundo já afirmaram fontes do setor elétrico, entre as empresas que mais ganham com a estratégia de sazonalização em janeiro estariam a Cemig , Cesp, Copel e Furnas, da Eletrobras .