Criptomoeda chilena foi de 1 peso a 2,2 mil pesos em três meses

Moeda digital batizada de Chaucha foi criada por um trio de engenheiros chilenos em outubro do ano passado

São Paulo — No universo das criptomoedas, a que carrega o título de mais famosa é (sem dúvidas) a bitcoin. Só no ano passado, a moedinha valorizou mais de 1300%.

Não tão conhecida é primeira moeda chilena, batizada de chaucha, que começou a ser negociada em outubro do ano passado. 

Chaucha pode ser traduzida como um tipo de vagem. No Chile, a palavra também é usada para referenciar uma pequena quantidade de dinheiro — algo como os nossos “trocadinhos”.

A chaucha digital nasceu das mãos dos engenheiros César Vasquez, Camilo Castro e Roberto Zamorano, que se debruçaram por três meses no código aberto de outra criptomoeda, a litecoin.

O objetivo inicial, segundo os criadores, era fazer um simples experimento. “Ela nasceu como um experimento prático, para que pudéssemos compreender como se administra um projeto de criptomoedas e, assim, transmitir esse conhecimento a novos desenvolvedores no futuro”, disseram, em entrevista ao site Biobiochile.

A iniciativa acabou chamando a atenção dos chilenos. Em semanas, começaram a aparecer pessoas dispostas a mineirar a moeda ou, mesmo, a disponibilizar para a comunidade a capacidade de seus hardwares.

Com o aumento do interesse, o preço da moeda disparou, passando de 1 peso para 2,2 mil pesos em três meses. 

Pelo site do projeto, é possível ter mais informações sobre a mineração e sobre a compra das chauchas, que atualmente são comercializadas em duas corretoras locais. Até agora, 41 mil chauchas foram extraídas de um total de 123 milhões.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s