Confab dispara 20% na bolsa após oferta do controlador

Tenaris planeja pagar R$ 5,20 por ação, um prêmio de 31,2% em relação ao último fechamento

São Paulo – A Tenaris, maior produtora mundial de tubos de aço, anunciou nesta segunda-feira que planeja uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) para adquirir o total de ações da Confab Industrial (CNFB3; CNFB4) que estão em circulação no mercado, segundo comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

O objetivo da Tenaris é cancelar o registro de companhia aberta da Confab. A controladora irá pagar 5,20 reais por cada ação ordinária ou preferencial da empresa brasileira, exceto os papéis detidos pela controlada Siderca, por pessoas a ela vinculadas, e por membros do conselho de administração.

O valor representa um prêmio de aproximadamente 32% sobre o preço de encerramento das ações preferenciais (3,94 reais) na última sexta-feira e de 35% sobre o preço médio ponderado do volume dos papéis negociados nos últimos 20 pregões na BM&FBovespa. As ações disparam no pregão de hoje. Na máxima do dia, os papéis subiram para 4,97 reais, correspondendo a uma alta de 26,1%.

Atualmente, a Confab Industrial possui no total 168,619 milhões de papéis ordinários em circulação no mercado (sendo 99,22% da Siderca) e 243,384 milhões de ações preferenciais (97,64% na bolsa). A Tenaris deverá desembolsar até 1,242 bilhão de reais com a operação.

O laudo de avaliação referente à OPA foi preparado por Deloitte Touche Tohmatsu Consultores, informa a Tenaris.