Compra da Nyse pela ICE une concorrentes à bolsa no Brasil

Nyse já havia anunciado interesse em ter sua bolsa local, em parceria com o grupo brasileiro Americas Trading Group

São Paulo – A compra da Nyse Euronext pela IntercontinentalExchange (ICE) acabou por unir dois pretendentes a abrir uma bolsa de valores no Brasil. A Nyse já havia anunciado interesse em ter sua bolsa local, em parceria com o grupo brasileiro Americas Trading Group (ATG, patrocinador do blog Arena do Pavini), dando origem à joint venture brasileira Americas Trading Systems (ATS).

Já a ICE é sócia da Cetip, com 12,4% do capital da empresa, que também pretende abrir uma bolsa de valores. Hoje, a Cetip trabalha com os registros de operações de mercados de títulos privados em geral e já pediu autorização para abrir uma clearing de derivativos.Poderia portanto, em um segundo momento, pleitear também uma clearing de ações.

A união, a princípio, pode resolver uma questão importante para a instalação da nova bolsa, que seria a criação da clearing para liquidar as operações, com o uso dos sistemas da Cetip.

Essa movimentação já foi percebida pelo mercado, que derrubou o papel da BM&FBovespa. A ação ordinária chegou a cair quase 4%, e estava às 13h25 em queda de 2,3%. Já o papel da Cetip disparou, subindo 4,43%.