Comcast assume participação superior a 30% na Sky após compra de ações

Atravessar o limite de 30% significa que a empresa a cabo norte-americana deve se oferecer para comprar a participação de outros investidores

Londres – A Comcast, vencedora do leilão de 40 bilhões de dólares pela Sky, disse nesta terça-feira que comprou mais de 30 por cento das ações do grupo europeu de televisão por assinatura no mercado.

Atravessar o limite de 30 por cento significa que a empresa a cabo norte-americana deve se oferecer para comprar a participação de outros investidores em uma proposta formal de 17,28 libras por ação, avaliando a Sky em cerca de 30,6 bilhões de libras (40,2 bilhões de dólares).

O movimento da Comcast supera uma oferta de 15,67 libras da Twenty-First Century Fox, de Rupert Murdoch, em um raro leilão realizado no final de semana.

As ações da Comcast, dona da Universal Pictures e da rede NBC, caíram na segunda-feira devido a preocupações sobre o quanto a empresa pagou para fechar o acordo.

A Fox detém uma participação de 39 por cento na Sky, por conta do papel de Murdoch na criação da empresa há quase três décadas, fatia que está vendendo para a Walt Disney como parte de um acordo separado. Nem a Fox nem a Disney disseram o que pretendem fazer com as ações.

A oferta vencedora da Comcast rapidamente recebeu o apoio de diretores independentes da Sky no sábado. Eles disseram que a oferta da norte-americana era “materialmente superior” à da Fox e pediram aos acionistas que a aceitassem imediatamente.

A Comcast informou que está procurando fazer mais compras no mercado de ações da Sky a um preço de 17,28 libras por ação.

A Comcast precisa de 50 por cento dos papéis e mais uma ação para concluir sua aquisição, que espera concluir até o final do próximo mês.