Caos sobre papel da Grécia no euro atinge ações e moeda

Mercados sofrem com a situação grega, ofuscando todo o suporte dado pelos comentários do Fed na véspera

Londres – O caos sobre o papel da Grécia na zona do euro impactava os mercados acionários e o euro nesta quinta-feira, ofuscando todo o suporte dado pelos comentários do Federal Reserve na véspera.

A ameaça de saída da Grécia da zona do euro pairava sobre a reunião dos líderes do G20, depois de França e Alemanha deixarem claro que Atenas tem de decidir urgentemente se quer ficar no bloco.

O primeiro-ministro grego, George Papandreou, está sob pressão, perdendo apoio dentro de seu próprio partido, depois de pedir um referendo sobre o pacote de resgate do país.

Investidores têm levantado o espectro de uma moratória desordenada da dívida grega com a ameaça real de contágio para outros países, sobretudo a Itália.

“Há uma incerteza enorme. A Grécia vai sair do euro? “disse Andrea Williams, do Royal London Asset Management.

“Estamos tentando evitar a exposição à Europa; estávamos preocupados com o crescimento da Europa de qualquer maneira, mas agora vai ser absolutamente terrível. Estamos tentando evitar qualquer coisa com a exposição sobre a Itália e Espanha”.

O índice de ações globais recuava 0,38 por cento. Na Ásia, a bolsa japonesa fechou em queda de 2,21 por cento. Na Europa, o índice de bolsas da região caía 1,68 por cento.

O euro atingiu a máxima do dia ante o dólar a 1,37602 dólar.