Caixa para crédito; Heineken + Brasil Kirin…

Cade aprova Heineken e Brasil Kirin

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou nesta segunda-feira a compra da fabricante de cerveja e refrigerante Brasil Kirin pelo grupo holandês Heineken sem restrições. Com a transação, que custará 77 bilhões de ienes (cerca de 2,2 bilhões de reais), a Heineken se torna a segunda maior fabricante de cerveja do país. Em parecer, o Cade afirmou que a compra da Brasil Kirin pela Heineken “não gera preocupações concorrenciais”, citando que a principal concorrente, a Ambev, tem participação de mercado de mais de 60%. Além disso, o Cade cita que “a Brasil Kirin não vem se mostrando, nos últimos anos, um grupo capaz de rivalizar com as grandes empresas do mercado, com destaque para a Ambev”.

_

Dia de perdas na bolsa

Em um dia marcado pela baixa movimentação, o Ibovespa fechou com queda de 0,28%. Siderúrgicas e mineradoras tiveram quedas, seguindo o preço do minério de ferro, que recuou 2,6%. As ações ordinárias da mineradora Vale tiveram queda de 0,48%, enquanto as ordinárias da CSN caíram 2,7%. Do lado positivo, destaque para os papéis do BB Seguridade, que subiram 1,8%. Na manhã desta segunda-feira a companhia apresentou alta de 3,7% no lucro do primeiro trimestre, em comparação com o mesmo período do ano anterior, que somou 992 milhões de reais.

_

Mais uma rodada de FGTS

A Caixa Econômica iniciará, na próxima sexta-feira, mais uma etapa dos saques das contas inativas do FGTS. O pagamento atenderá os trabalhadores nascidos entre junho, julho e agosto. Pelas estimativas do banco, 7,6 milhões de pessoas têm direito a sacar mais de 10,8 bilhões de reais nessa rodada. Mais de 2.000 agências abrirão no sábado, dia 13, das 9 horas às 15 horas. Nos dias 12, 15 e 16 de maio, todas as agências abrirão 2 horas mais cedo para atendimento exclusivo de contas inativas. Entre os dias 10 de março e 3 de maio, mais de 16,6 bilhões de reais relativos à contas inativas foram sacados.

_

Inflação em 4,01%?

Pela nona vez consecutiva, economistas consultados pelo Boletim Focus reduziram suas expectativas para a inflação neste ano. Agora, a projeção do IPCA para 2017 é de 4,01% — ante os 4,03% da semana anterior. Nesta quarta-feira, o IBGE anuncia a inflação oficial do país no mês de abril. O Focus divulgado nesta segunda-feira mostra alteração também na projeção da taxa de juro do país. A expectativa agora é que ela chegue a 8,50% em outubro, não mais em dezembro.

_

Caixa Econômica suspende crédito

A Caixa Econômica Federal informou que suspendeu novas contratações de crédito imobiliário com recursos do FGTS, a linha pró-cotista. Em nota, o banco afirmou que “os recursos disponíveis da modalidade atualmente são suficientes apenas para atender as propostas de financiamento já recebidas”. A pró-cotista financia a compra de imóveis de até 950.000 reais nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, e de até 800.000 nos outros estados. Apesar de os saques de contas inativas do FTGS já ultrapassarem os 16,6 bilhões de reais, o banco negou que a suspensão esteja relacionada à falta de recursos por causa do resgate de recursos de contas inativas do FGTS, autorizado pelo governo em dezembro.