Buffett vira um dos 10 maiores do Goldman Sachs, diz FT

Segundo o jornal Financial Times, Buffett passará a ter cerca de 2% do banco, o que o coloca como um dos seus 10 maiores investidores

Londres – O investidor Warren Buffett vai se tornar um dos grandes acionistas do banco Goldman Sachs. O negócio acontece após Buffett exercer a opção de troca de parte do dinheiro investido em bônus e que dava direito a subscrever ações da instituição financeira.

Segundo o jornal Financial Times, Buffett passará a ter cerca de 2% do banco, o que o coloca como um dos seus 10 maiores investidores.

O direito de se tornar sócio do Goldman surgiu no auge da crise financeira, quando Buffett investiu em títulos que lhe garantiam subscrever até 43,5 milhões de ações, ou cerca de 9% do capital do banco.

Na revisão do acordo, no entanto, o investidor decidiu usar apenas o lucro da operação na compra dos papéis. Por isso, ficará com montante de ações menor do que o limite previsto no contrato.

Segundo o FT, Buffett lucrou US$ 1,35 bilhão na transação com o Goldman e decidiu usar apenas esse dinheiro para a compra de 9,3 milhões de papéis. “Temos a intenção de realizar um investimento significativo no Goldman Sachs, instituição onde fiz a minha primeira operação há mais de 50 anos”, disse Buffett, após fechar o negócio.