Buffett reduz fatia na Munich Re após queda no negócio

A Berkshire Hathaway reduziu sua participação na Munich Re para 9,7% após lamentar a queda do negócio de resseguro

A Berkshire Hathaway Inc., de Warren Buffett, reduziu sua participação na Munich Re após lamentar a queda do negócio de resseguro.

A participação da Berkshire foi reduzida de cerca de 12 por cento para 9,7 por cento, disse a Munich Re em um comunicado, nesta terça-feira, citando uma notificação da empresa de Buffett, que tem sede em Omaha, Nebraska, nos EUA.

A Berkshire, que também vende resseguros, investiu de 2008 a 2010 nas concorrentes Munich Re e Swiss Re. As ações das empresas europeias subiram até 2014, mas o incremento estagnou neste ano.

As resseguradoras têm enfrentado uma concorrência maior dos investidores de Wall Street, que estão atrás de apostas relacionadas com o clima sem correlação com os mercados financeiros.

“Trata-se de um negócio cujas perspectivas mudaram para pior e não há muito que possamos fazer a respeito”, disse Buffett a acionistas na reunião anual de sua empresa, em maio.

Dividendo

A resseguradora disse em 2010 que a firma de Buffett tinha acumulado uma participação de mais de 10 por cento, um limite a partir do qual os investidores são obrigados a revelar suas posições.

“Estamos satisfeitos por Warren Buffett ter sido um importante acionista durante tantos anos”, disse o diretor financeiro da Munich Re, Jörg Schneider, no comunicado de terça-feira. “Nos 135 anos de história da nossa empresa, houve muitas mudanças em nossa estrutura acionária”.

A Munich Re tem um valor de mercado de cerca de 27,5 bilhões de euros (US$ 30,9 bilhões) e paga um dividendo de mais de 4 por cento.

A empresa disse que a maioria de seus acionistas é de fora da Alemanha.

“O retorno do dividendo ao longo do tempo foi muito atraente”, disse Peter Casanova, analista da Kepler Cheuvreux em Zurique.

As resseguradoras fornecem uma cobertura de segurança às operadoras primárias. Buffett não respondeu imediatamente na terça-feira a um pedido de comentário enviado a um assistente.