Brix vai oferecer três novas ferramentas de negociação

A Brix salienta que as ferramentas dão praticidade, visibilidade e velocidade à negociação

São Paulo – A plataforma eletrônica de negociação de energia elétrica Brix anunciou hoje o lançamento de três ferramentas de negociação – Request for Quote (RFQ), Request for Negotiation (RFN) e Request for Price (RFP) – com o objetivo de permitir aos participantes gerenciar de forma mais flexível suas ofertas de compra e venda de energia.

As duas primeiras ferramentas, a RFN e a RFP, têm características similares às de um leilão eletrônico, processo bastante utilizado para a negociação de energia elétrica.

Na RFN, o participante insere, para qualquer produto disponibilizado na plataforma, o volume e o preço-alvo que deseja para o respectivo produto. A partir disso, a oferta “RFN” pode ser visualizada na plataforma e a contraparte interessada pode aceitar o negócio e fechar a operação imediatamente, ou fazer uma contraproposta em um ambiente de negociação exclusivo e restrito às duas partes.

Na RFP, a diferença é que o participante insere apenas o volume desejado para o respectivo produto. A contraparte insere, então, uma proposta de preço e, assim, inicia-se a negociação, em ambiente exclusivo e restrito às duas partes.

A Brix salienta que as ferramentas dão praticidade, visibilidade e velocidade à negociação, e ainda eliminam custos transacionais inerentes à estruturação individual de um processo de leilão, como publicação de aviso, contratação de plataforma eletrônica e elaboração de edital, termo de adesão e Contrato de Compra e Venda de Energia Elétrica (CCVEE).

Por meio da RFQ, o participante pode informar aos demais usuários da plataforma uma tomada de preços em relação a um determinado produto sem a necessidade de inserir cotações de compra ou de venda na plataforma.