Brasil Travel desiste de IPO

A Brasil Travel seria a primeira companhia a estrear na bolsa paulista em 2012 e colocaria fim a um jejum de mais de seis meses

São Paulo – A empresa de turismo Brasil Travel desistiu de sua oferta pública inicial de ações (IPO, em inglês) na Bovespa, devido à falta de interesse de investidores, informou nesta quinta-feira o IFR, um serviço da Thomson Reuters.

A Brasil Travel seria a primeira companhia a estrear na bolsa paulista em 2012 e colocaria fim a um jejum de mais de seis meses. O último IPO no Brasil ocorreu no final de julho de 2011, com a oferta de units da Abril Educação.

O agravamento da crise de dívida europeia no segundo semestre do ano passado elevou a aversão a risco e fechou o mercado para captações de recursos através da venda de ações.

Quando divulgou o prospecto preliminar de seu IPO, algumas semanas atrás, a Brasil Travel previa preço por ação na faixa entre 1.250 e 1.650 reais, em uma oferta primária (novas ações) e secundária (ações existentes dos atuais sócios).

A precificação da operação deveria ter ocorrido na quarta-feira, mas foi postergada para esta quinta-feira já com indicações de que a empresa tinha aceitado reduzir o valor da ação para 1 mil reais.

A Brasil Travel é resultado da união de 35 empresas e diz ser a maior operadora de viagens na América Latina em volume de vendas, com oferta de serviços de vendas de passagens aéreas, hospedagem em hotéis e câmbio.

Os bancos responsáveis pelo IPO da empresa são Credit Suisse, Barclays, Flow Corretora e Banco Santander.

Na semana passada, a Seabras -unidade brasileira da norueguesa Seadrill- adiou planos de levantar até 1,7 bilhão de reais num IPO, após ter concordado com a Petrobras, sua principal cliente, em realizar algumas mudanças corporativas.