Mercado brasileiro sobe com recuperação de commodities

SÃO PAULO – As ações ligadas a commodities acompanhavam o mercado internacional e se recuperavam nesta sexta-feira, permitindo que o Ibovespa operasse em alta no primeira etapa do pregão.

Às 12h26, o principal índice das ações brasileiras <.BVSP> subia 0,6 por cento, para 69.980 pontos. O giro financeiro do pregão era de 1 bilhão de reais.

“Ontem (o mercado) sofreu por conta de China, dos dados de crescimento do país. Hoje o preço das commodities está melhorando, e as bolsas estão se recuperando em cima”, disse Carlos Nielebock, operador da corretora Icap.

O índice Reuters-Jefferies de commodities <.CRB> subia 0,58 por cento no mercado internacional. Nos Estados Unidos, os índices futuros indicavam abertura positiva das bolsas após o resultado trimestral da General Electric .

As ações preferenciais da Vale , com o maior volume do pregão, tinham alta de 1,53 por cento, a 52,92 reais. Siderúrgicas também se destacavam, com a ação preferencial da Usiminas em alta de 1,87 por cento, a 20,17 reais.

Outra blue chip, a ação preferencial da Petrobras , tinha alta de 0,62 por cento, a 27,44 reais.

Mas Nielebock pondera: “Ontem muita coisa caiu forte. Então subir 1,3, 1,5 por cento, não diz muito.”

Na ponta de baixo, as ações da distribuidora de água Sabesp lideravam as perdas, com queda de 1,87 por cento, a 41,50 reais. Os papéis já exibem desvalorização de cerca de 8 por cento desde o início da semana.

Dados da BM&FBovespa indicam que o investimento estrangeiro, após um forte início de ano, tem mostrado equilíbrio entre entradas e saídas nos últimos dias. O saldo mais recente, do dia 19, é positivo em 1,86 bilhão de reais –pouco abaixo dos 2 bilhões de reais alcançados dias antes.