Bovespa cai na abertura mas payroll definirá rumo

Por enquanto, os mercados de ações no exterior operam no território positivo, em um ambiente ainda otimista quanto à resolução dos problemas de dívida na Europa

São Paulo – O relatório do mercado de trabalho nos Estados Unidos (payroll), a ser divulgado às 11h30 (horário de Brasília), pode ser a senha para que a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) engate ganhos ao longo do dia. Por enquanto, os mercados de ações no exterior operam no território positivo, em um ambiente ainda otimista quanto à resolução dos problemas de dívida na Europa. No Brasil, a Bovespa abriu o dia em baixa.

Às 11h04 (horário de Brasília), o Ibovespa recuava 0,42%, aos 64.319 pontos. Nos EUA, porém, os índices eram mais favoráveis, com o S&P futuro em alta de 0,07% e o Nasdaq futuro em alta de 0,38%. Na Europa, onde os índices à vista já operam, a Bolsa de Londres avançava 0,43%, a Bolsa de Paris tinha alta de 0,03% e a Bolsa de Frankfurt avançava 0,06%. Portugal, que voltou a ficar na berlinda, apresentava ganho de 0,33% em sua bolsa.

“Nosso mercado de ações está leve. Com o otimismo lá fora e a subida nos EUA também, a Bovespa tem tudo para continuar com certa valorização”, afirmou um operador. “Além disso, o capital estrangeiro continua entrando na Bolsa e isso pode continuar”.