Bovespa anuncia formadores de mercado para opções de ações

Citigroup Global Markets Limited, Citadel Securities LCC e Morgan Stanley Uruguay Ltda. atuarão como formadores de mercado para opções sobre ações de BM&FBovespa

São Paulo – A BM&FBovespa anunciou hoje as instituições vencedoras do processo de concorrência para seleção de formadores de mercado para opções sobre suas ações ordinárias (BVMF3, sem voto) e as preferenciais da siderúrgica Usiminas (USIM5, com voto).

As instituições Citigroup Global Markets Limited, Citadel Securities LCC e Morgan Stanley Uruguay Ltda. atuarão como formadores de mercado para opções sobre ações de BM&FBovespa, e vão atuar com um spread (diferença entre o preço de compra e o de venda das opções) máximo de volatilidade de 0,1%.

Para as opções sobre ações de Usiminas, as instituições selecionadas foram Credit Suisse International, Citadel Securities LCC e Optiver V.O.F., que atuarão como formadores de mercado respeitando o mesmo spread das opções sobre BVMF3.

O objetivo da contratação de formadores de mercado é incentivar a negociação de opções sobre ações, em um mercado que hoje negocia quase que exclusivamente opções sobre ações da Vale e da Petrobras.

Com a atuação dos formadores de mercado, garantindo a compra e a venda das opções, há um aumento da liquidez sobre esses papéis, e também sobre outros. A atuação obrigatória do formador de mercado terá vigência pelo período de 12 meses, contados a partir do dia 13 de dezembro.