Bovespa abre em queda e segue de olho no exterior

O radar dos investidores segue direcionado na Grécia, de onde podem surgir novidades quanto ao destino do primeiro-ministro George Papandreou

São Paulo – A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) opera em queda pela manhã, hesitante com os dados sobre o mercado de trabalho divulgados mais cedo nos Estados Unidos. Além disso, o radar dos investidores segue direcionado na Grécia, de onde podem surgir novidades quanto ao destino do primeiro-ministro George Papandreou e ao futuro do governo grego. Às 11h17, o índice Bovespa (Ibovespa) tinha baixa de 0,53%, aos 57.885 pontos.

Hoje, os EUA informaram que foram criadas 80 mil postos de trabalho no mês passado, abaixo da estimativa de 100 mil vagas. Além disso, foi revisada para cima os dados dos dois meses anteriores, em um total de 102 mil vagas, para mostrar que foram criadas 158 mil. Já a taxa de desemprego surpreendeu e caiu para 9,0% em outubro, contrariando a previsão de manutenção em 9,1% pelo terceiro mês seguido.

Uma vez que nenhum outro indicador relevante está previsto para esta sexta-feira, os mercados acionários no exterior devem, agora, oscilar ao sabor das notícias (e dos rumores) que surgirem na Grécia e, ainda, na expectativa pelo desfecho da reunião de cúpula do G-20.