Bovespa abre em queda e já perde os 59 mil pontos

Bolsa cai 0,78% na abertura, aos 58.804,34 pontos

São Paulo – Não deve ser desta vez que a Bovespa deve voltar a abrigar-se na casa dos 60 mil pontos. Depois de ter sido beneficiada pelo sinal positivo vindo do exterior nos últimos dois dias, a cautela que reveste os mercados internacionais hoje deve inspirar um embolso dos ganhos recentes por aqui. Às 11h04, o Ibovespa caía 0,78%, aos 58.804,34 pontos, na pontuação mínima do dia.

Nos Estados Unidos, o dia é de agenda econômica fraca, prevendo apenas a divulgação, às 13 horas, das encomendas feitas à indústria norte-americana em novembro. Ao longo do dia também serão anunciadas as vendas de veículos pelas montadoras do país em dezembro. Mas, caso os números venham em linha ou um pouco abaixo do esperado, há espaço para uma realização de lucros mais forte.

Já na Europa, as bolsas de Paris e de Frankfurt devolvem a alta deste início de 2012 e caem 0,70% e 0,83%, respectivamente. Por lá, os investidores não estão convictos de que o humor para os ativos de risco mudou junto com a virada do ano e se revestem de cautela, redirecionando o foco para a crise das dívidas soberanas europeias. Os metais básicos e o petróleo também devolver parte do rali da véspera, em meio à fraqueza do euro ante o dólar.