Bolsas europeias fecham em alta com ajuda à Grécia

Londres – As principais bolsas de valores europeias fecharam em alta depois de a Grécia ter requisitado formalmente um pacote de ajuda financeira da União Europeia (UE) e do Fundo Monetário Internacional (FMI), sendo impulsionadas também pelos lucros da Ericsson e da Volvo e pela melhora do sentimento do empresariado alemão. Mas operadores consideraram os ganhos limitados, uma vez que o plano de resgate à Grécia não resolve a crise sistêmica nos países periféricos da zona do euro e deixa no ar questionamentos sobre se países como a Espanha poderiam aspirar a algum tipo de pacote semelhante num futuro próximo.

O governo grego requisitou formalmente um pacote de ajuda de 45 milhões de euros à UE e ao FMI. “O pedido de ajuda não é surpresa. Os mercados sabiam que isso aconteceria depois de os rendimentos dos bônus gregos terem atingido níveis horrendos”, disse Bernard McAlinden, estrategista da NCB Stockbrokers. A situação dos bônus gregos melhorou um pouco depois do anúncio do pedido de ajuda financeira, mas o índice composto ASE, da Bolsa de Atenas, fechou em queda de 0,2%, em 1.857,96 pontos.

Enquanto isso, o índice de sentimento do empresariado alemão elaborado pelo instituto Ifo alcançou seu melhor nível em quase dois anos. “Hoje eu diria que o foco está no Ifo”, comentou Philippe Gijsels, diretor de pesquisa do BNP Paribas Fortis Global Markets. “O Ifo é um dos indicadores mais importantes da zona do euro porque se refere à Alemanha, que é a maior economia” do bloco, afirmou ele. “Os dados continuam sugerindo uma forte recuperação econômica.”

As ações do setor de tecnologia foram beneficiadas pelo aumento da margem de lucro reportado pela Ericsson no primeiro trimestre. Os papéis da empresa valorizaram-se 10%. O retorno da Volvo ao lucro e a elevação de suas receitas levaram a uma valorização de 9,9% dos papéis da companhia. O resultado beneficiou outras empresas do setor, como a Renault (+6,9%), a Man AG (+4,6%) e a Daimler (+2,7%)

Todos os principais mercados acionários da Europa fecharam em alta hoje. O índice DAX, da Bolsa de Frankfurt, subiu 1,47%, encerrando a sessão em 6.259,53 pontos. Em Londres, o índice FTSE-100 avançou 1,03%, fechando em 5.723,65 pontos. Já o índice CAC-40, da Bolsa de Paris teve elevação de 0,68%, terminando o pregão em 3.951,30 pontos. Já o índice pan-europeu Stoxx 600 teve incremento de 0,7%, fechando em 267,18 pontos. As informações são da Dow Jones.