Bolsas de Nova York recuam após três altas seguidas

Volumes foram reduzidos, antes do feriado norte-americano de Ação de Graças, na quinta

Nova York – A Bolsa de Nova York fechou com os principais índices em leve baixa, depois de três sessões consecutivas de altas, nas quais o Dow Jones e o S&P-500 fecharam em níveis recorde.

O Nasdaq fechou em leve alta. Os volumes foram reduzidos, antes do feriado norte-americano de Ação de Graças, na quinta-feira.

“Foi bastante quieto. É improvável que haja algum movimento significativo antes da temporada de festas”, disse o trader Jeffrey Yu, do UBS.

Indicadores mistos foram divulgados pela manhã nos EUA: o índice de confiança do consumidor da Conference Board caiu a 88,7 em novembro, nível mais baixo em cinco meses, de 94,1 em outubro.

A taxa anualizada de crescimento do PIB no terceiro trimestre foi revisada para 3,9%, de 3,5% no informe preliminar (em comparação com o mesmo período do ano passado, o crescimento foi de 2,4%).

O índice de atividade industrial regional do Fed de Richmond caiu a 4 em novembro, de 20 em outubro.

Os dados do PIB “corroboram a ideia de que a economia está melhorando, o que sustenta a alta do mercado de ações. Ninguém acusaria o mercado de ações de estar muito atraente, mas, se a tendência econômica continuar, deveremos ter lucros maiores no futuro”, disse o estrategista Dan Greenhaus, da BTIG.

As ações do setor de energia caíram, acompanhando a baixa dos preços do petróleo, em meio a previsões de que a Opep não chagará a um acordo para redução da produção na reunião desta quinta-feira em Viena (ExxonMobil -0,98%, Chevron -1,22%, Halliburton -3,25%).

O índice setorial de energia do S&P-500 caiu 1,6%. Entre as ações de empresas que divulgariam resultados depois do fechamento, os destaques foram Hewlett-Packard (+0,35%) e TiVo (-0,27%).

As ações da United Technologies, que havia caído ontem em reação a uma mudança de comando na empresa, subiram 2,68%.

O índice Dow Jones fechou em baixa de 2,96 pontos (0,02%), em 17.814,94 pontos. O Nasdaq fechou em alta de 3,36 pontos (0,07%), em 4.758,25 pontos. O S&P-500 fechou em baixa de 2,38 pontos (0,12%), em 2.067,03 pontos.