Bolsas da Ásia fecham sem sinal definido

Durante o pregão, os investidores também mantiveram a expectativa por novas medidas de flexibilização que podem ser adotadas pelo Banco Central Europeu

Tóquio – Os mercados asiáticos apresentaram resultados mistos nesta quarta-feira. Houve realização de lucros em algumas bolsas da região, que também reagiram a fatores internos. Os investidores também mantiveram a expectativa por novas medidas de flexibilização que podem ser adotadas pelo Banco Central Europeu (BCE) na reunião de quinta-feira.

A Bolsa de Hong Kong fechou estável. A pressão por realização de lucros foi ofuscada pelas expectativas de que os bancos centrais mundiais irão adotar mais medidas de estímulo para ajudar o crescimento econômico. O Hang Seng caiu apenas 0,13% e terminou aos 19.709,75 pontos, após rali de 3,7% nas duas últimas sessões.

Na China, a Bolsa de Xangai também fechou praticamente estável. As esperanças por ações de estímulos por parte dos bancos centrais mundiais ofuscaram as preocupações sobre a desaceleração da economia doméstica. O Xangai Composto perdeu apenas 0,1% e terminou aos 2.227,31 pontos. O Shenzhen Composto caiu 0,5%, aos 931,65 pontos.

Em Taiwan, a Bolsa de Taipé fechou praticamente estável, com investidores realizando lucros, apesar dos ganhos na maioria dos mercados asiáticos, que esperam medidas de estímulo adicionais dos bancos centrais mundiais. O índice Taiwan Weighted subiu 0,06%, aos 7.422,59 pontos.

A Bolsa de Seul, na Coreia do Sul, fechou em alta, com forte movimento de compra de estrangeiros. O índice Kospi subiu 0,35%, aos 1.874.45 pontos. Mas analistas dizem que o índice pode precisar de novas pistas para superar a marca de 1.890 pontos. O foco, agora, está na reunião do BCE marcada para quinta-feira.

Na Austrália, a Bolsa de Sydney encerrou o dia na maior alta em sete dias, com o setor de mineração dando apoio a setores cíclicos após os acordos realizados na semana passada por líderes europeus. O índice S&P/ASX 200 subiu 1,09%, aos 4.172,20 pontos.

Já a Bolsa de Manila, nas Filipinas, fechou em ligeira queda, após ter atingido, na véspera, seu novo recorde de pontuação. O PSEi caiu 0,2% e encerrou aos 5.354,72 pontos, com pesado volume de negociações. As informações são da Dow Jones.