Bolsas asiáticas fecham majoritariamente em queda

As incertezas sobre o impasse fiscal nos EUA preocupam os investidores

Tóquio – As ações nas bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em queda nesta sexta-feira, com incertezas sobre o impasse fiscal nos EUA. Durante a semana, grande parte dos mercados da região havia se mostrado resistente aos problemas nos EUA e registraram uma série de ganhos, contudo os avanços não foram sustentados nesta sexta-feira.

Uma paralisação parcial do governo nos EUA se arrastou pelo terceiro dia nesta quinta-feira, uma vez que os congressistas permaneceram em um impasse sobre o financiamento do Orçamento do país.

O impasse é agravado pelo fato de que os EUA se encontram apenas algumas semanas antes do prazo para elevar o limite de endividamento do país, uma medida que também deve ser aprovada pelo Legislativo.

“Preocupações sobre o teto da dívida dos EUA estão começando a deixar os investidores nervosos”, disse Mike Jones, estrategista de câmbio do Bank of New Zealand em Wellington.

Os mercados asiáticos haviam se mostrado resistentes na sequência da paralisação. Na Austrália, o índice S&P/ASX 200 fechou em alta em cada sessão desde que o governo dos EUA foi parcialmente paralisado na terça-feira. No último dia da semana, no entanto, o índice perdeu 0,5%, aos 5.208 pontos, levando a uma baixa de 1,9% na semana.

O índice Hang Seng, de Hong Kong, registrou uma queda de 0,3%, aos 23.138,54 pontos, mas conseguiu ganhar quase 2% desde a reabertura mercado após um feriado na terça-feira. O índice Hang Seng teve uma queda de 0,3% na semana.

A queda de 2,9% na China Mobile, que tem o segundo maior peso no índice Hang Seng, foi responsável por mais de metade das perdas no índice. Na quinta-feira, reportagens sugeriram que o órgão regulador de telecomunicações da China pode cortar pela metade as tarifas de interconexão que outras operadoras pagam para China Mobile, maior operadora de telefonia móvel do país.

Na Coreia do Sul, o índice Kospi cedeu 0,1%, aos 1.996,98 pontos, e encerrou a semana com queda de 0,74%. O índice Taiwan Weighted teve uma leve alta de 0,1% e fechou aos 8364,55 pontos. Nas Filipinas, o índice PSEi subiu 0,04%, para 6.390,40 pontos. Fonte: Dow Jones Newswires.