Bolsas asiáticas fecham majoritariamente em alta

Os mercados da Ásia acompanharam os ganhos em Wall Street na quarta-feira

Tóquio – Os mercados acionários da Ásia fecharam majoritariamente em alta nesta quinta-feira, acompanhando os ganhos em Wall Street na quarta-feira. Por outro lado, os papéis em Sydney recuaram antes das eleições federais que devem ocorrer neste fim de semana.

Os investidores regionais estão antecipando uma série de eventos significativos que podem afetar os mercados. Nesta sexta-feira, os dados do relatório mensal de trabalho dos EUA poderão ser interpretados como um sinal sobre o futuro da política monetária do Federal Reserve.

Dados do Federal Reserve publicados nesta quarta-feira mostraram que a economia dos EUA cresceu a um ritmo “modesto a moderado” em julho e agosto, de acordo com o “livro bege”. Isso deu um impulso a Wall Street, e ajudou os mercados regionais, como Hong Kong e Coreia do Sul.

Em Hong Kong, o índice Hang Seng subiu 1,2%, para 22.597,97 pontos, estendendo um forte rali na semana de empresas chinesas listadas no local. O índice de Hang Seng China Enterprises subiu 1%, para 10.338,89 pontos.

O índice Kospi, da Coreia do Sul, fechou em alta de 1%, aos 1.951,65 pontos, e o índice Taiwan Weighted avançou 1,1% para 8.169,10 pontos.

Na Austrália, os investidores mostraram cautela antes de uma eleição federal do fim de semana. Na quinta-feira, o índice S&P/ASX 200 caiu 0,4%, para 5.142,50 pontos, antes da votação. Entre as grandes empresas, a BHP Billiton perdeu 0,7% e o Commonwealth Bank of Australia cedeu 0,5%.

O índice Xangai Composto caiu 0,2%, para 2.122,43 pontos, com resultados divergentes de ações de empresas que devem se beneficiar da planejada zona de livre comércio de Xangai. Os papéis destas empresas tiveram fortes ganhos nas últimas sessões. A Shanghai International Port fechou em alta de 10%, depois de avançar 95% nas nove sessões anteriores e a Shanghai Jinqiao Export Processing Zone Development caiu 1,4%, após um ganho de 70% em relação ao mesmo período. O índice Shenzhen Composto subiu 0,2%, para 1.025,83 pontos.

As ações nas Filipinas fecharam em baixa com persistentes preocupações sobre questões externas e preços altos dos papéis. O índice PSEi perdeu 0,2%, aos 5.959,22 pontos. Fonte: Dow Jones Newswires.