Bolsas asiáticas fecham em direções divergentes

As operações em ações e câmbio têm sido voláteis nas últimas semanas, com o Sudeste Asiático particularmente atingido

Tóquio – Os mercados de ações asiáticos fecharam em direções divergentes nesta terça-feira, uma vez que os investidores estão aguardando mais sinais sobre o futuro da política monetária dos EUA.

O foco permanece sobre o que acontecerá quando o Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC, na sigla em inglês) do Federal Reserve Bank encerrar a sua reunião na quarta-feira.

As operações em ações e câmbio têm sido voláteis nas últimas semanas, com o Sudeste Asiático particularmente atingido, uma vez que os mercados estão esperando para ver se a Fed vai começar a reduzir o seu programa de compra de títulos, em meio a crescentes sinais de recuperação da economia dos EUA.

O nervosismo sobre a reunião do Fed levou a uma queda nas ações na Austrália, mas as perdas foram limitadas pela busca por barganhas. O índice S&P/ASX 200 fechou em queda de 0,2%, aos 4.814,4 pontos.

Por outro lado, na segunda-feira, as bolsas de Nova fecharam em alta, impulsionadas por dados positivos sobre a economia dos EUA. O índice Empire State de atividade na área de Nova York saltou para 7,84 em junho, indicando expansão, de -1,43 no mês anterior. A previsão dos economistas consultados pela Dow Jones era de que o indicador avançasse para zero. Já o índice de confiança das construtoras dos

EUA ultrapassou neste mês a leitura de 50 pela primeira vez desde abril de 2006, o que significa que as condições de vendas agora são consideradas “boas”. A leitura de confiança, que havia sido de 44 pontos em maio, saltou para 52 em junho.


Influenciada pelas ações em Wall Street, as bolsas de Taipé, Manila e Seul fecharam em terreno positivo. O índice Taiwan Weighted teve alta de 0,2%, aos 8.011,02 pontos, com compras em pesos pesados de tecnologia. E o índice PSEi subiu 2,8% para encerrar o pregão com 6.518,77 pontos.

O índice Kospi, da Coreia do Sul, fechou em alta de 0,9%, aos 1.900,62 pontos, com avanço de pesos pesados como ações de tecnologia e montadoras.

Em Hong Kong, o índice Hang Seng fechou estável, aos 21.225,88 pontos, e o índice Xangai Composto subiu apenas 3,07 pontos, ou 0,14%, para 2.159,29 pontos. O índice Shenzhen Composto ganhou 0,2% e fechou com 979,43 pontos.

Os bancos da China recuaram depois da divulgação de uma notícia de que parte do fundo soberano de riqueza da China aumentou suas participações nos quatro grandes bancos do país. Em Hong Kong, o Bank of China caiu 0,3% e o Industrial and Commercial Bank of China perdeu 0,2%. Fonte: Dow Jones Newswires.