Bolsas asiáticas fecham em alta com Europa e China

Os indicadores da indústria da Europa e da China elevaram as perspectivas positivas sobre o cenário global

Tóquio – Os mercados de ações da Ásia fecharam em alta nesta terça-feira, após a divulgação de positivos indicadores da Europa e da China.

O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) do setor industrial da zona do euro subiu para 51,4 em agosto, de 50,3 em julho, segundo dados da Markit. Uma pontuação acima de 50 indica uma expansão na atividade manufatureira. Em relação aos países, as leituras de Alemanha e Itália foram particularmente fortes.

Os indicadores da indústria da Europa elevaram ainda mais as perspectivas positivas sobre o cenário global. Antes da divulgação dos dados europeus, o PMI industrial oficial da China avançou para o maior nível em 16 meses. O dado chinês estabeleceu uma imagem de estabilidade na maior economia da Ásia e resultou em fortes ganhos para os mercados da região.

Nesta terça-feira, o índice Hang Seng, da Bolsa de Hong Kong, fechou em alta de 1%, aos 22.394,58 pontos, com forte performance das empresas chinesas listadas no mercado local. O índice Hang Seng China Enterprises subiu 2,0%, para 10.250,97 pontos.

O índice Xangai Composto ganhou 1,2% e encerrou o pregão aos 2.123,11 pontos. O índice Shenzhen Composto avançou 1,6%, para 1.023,79 pontos.

Empresas do setor agrícola subiram acentuadamente em meio a rumores de que a China pode permitir que os agricultores aluguem terrenos rurais para o desenvolvimento comercial, com a exceção do desenvolvimento imobiliário. Os pagamentos poderão ser direcionados para os agricultores, disseram analistas.

O governo chinês deve emitir detalhes sobre a potencial reforma agrária próximo a data da terceira sessão plenária do 18º Comité Central, que acontece em novembro, acrescentaram analistas.

Na Austrália, o índice S&P/ASX 200 fechou em alta de 0,2%, aos 5.196,60 pontos, depois que o Banco da Reserva da Austrália (RBA, na sigla em inglês) manteve as taxas de juros inalteradas. Mineradoras em Sydney tiveram fortes ganhos uma vez que o preço do minério de ferro subiu na segunda-feira. A Rio Tinto fechou em alta de 3,1% e a Fortescue Metals Group subiu 4,9%.

Em outras partes da região, o índice Kospi, da Coreia do Sul, subiu 0,5%, para 1.933,74 pontos. Em Taipé, o índice Taiwan Weighted fechou em alta de 0,6%, aos 8.088,37 pontos. O índice PSEi, das Filipinas, ganhou 0,4%, aos 6.083,91 pontos. Fonte: Dow Jones Newswires.