Bolsa de Tóquio fecha estável; volume é o pior do ano

O índice Nikkei caiu apenas 6,29 pontos, ou 0,01%, e terminou aos 8.885,15 pontos. O volume de negociações totalizou 1,1 bilhão de ações, o menor do ano

Tóquio – A Bolsa de Tóquio fechou praticamente estável nesta segunda-feira, devido ao fraco volume de negociações e à ausência de pistas comerciais fortes. Os movimentos de M&A (fusões e aquisições) relacionados a seguradoras, tais como Dai-Ichi Life, não afetaram o mercado.

O Nikkei caiu apenas 6,29 pontos, ou 0,01%, e terminou aos 8.885,15 pontos, após queda de 1% na sessão de sexta-feira. O volume de negociações totalizou 1,1 bilhão de ações, o menor do ano, à medida que muitos participantes do mercado estiveram ausentes devido à temporada anual de viagens de férias Obon.

A ausência dos players, combinada com um PIB japonês do segundo trimestre menor do que o esperado, divulgado pouco antes da abertura do mercado, definiram um tom suave para o dia. Além disso, com a temporada de balanços praticamente encerrada, os fundamentos corporativos devem se tornar um bom presságio para o mercado, avaliou Hiroyuki Fukunaga, CEO da Investrust.

“Se o Fed (banco central dos EUA) flexibilizar agressivamente a sua política de novo, o dólar poderá se firmar em relação ao iene, permitindo uma maior normalização dos preços das ações que se dirigem para o segundo semestre fiscal”, disse Fukunaga. As informações são da Dow Jones.