Bolsa de Tóquio fecha estável e alta do iene ofusca Fed

O índice Nikkei caiu apenas 2,28 pontos, ou 0,03%, e terminou aos 8.869,37 pontos

Tóquio – A Bolsa de Tóquio fechou praticamente estável nesta segunda-feira. A desvalorização do dólar em relação ao iene e as preocupações sobre o setor de semicondutores pesaram nas ações de nomes tecnológicos, como Tokyo Electron e Advantest. Isso ofuscou as compras em papéis de risco em meio às expectativas de novas medidas de flexibilização por parte do Federal Reserve, o Fed, banco central dos EUA.

O Nikkei caiu apenas 2,28 pontos, ou 0,03%, e terminou aos 8.869,37 pontos, após alta de 2,2% na sessão de sexta-feira. O volume de negociações continuou fraco, com 1,45 bilhão de ações.

“Enquanto o dólar se enfraquecer assim, os ganhos nos mercados norte-americanos não levarão à compra de ações no Japão”, disse Kenichi Hirano, analista de mercado da Tachibana Securities.

Também pesando no sentimento, a Intel anunciou, na sexta-feira, uma receita trimestral pior do que o esperado. Isso fez Tokyo Electron cair 3,3% e Advantest desabar 4,4%. Já as ações com exposição à China tiveram alta: Komatsu subiu 3,2% e Hitachi Construction Machinery adicionou 2,1%. As informações são da Dow Jones.