Bolsa de Tóquio fecha em queda de 0,6%

A bolsa registrou em janeiro seu pior desempenho mensal desde maio de 2012

Tóquio – A Bolsa de Tóquio fechou em queda nesta sexta-feira e registrou em janeiro seu pior desempenho mensal desde maio de 2012, com os investidores mostrando pouca disposição de tomar risco em meio ao feriado do Ano Novo chinês, que hoje manteve fechada a maioria dos mercados acionários asiáticos.

O índice Nikkei, das ações mais negociadas na capital do Japão, encerrou o dia em baixa de 0,6%, a 14.914,53 pontos, ampliando as perdas para todo o mês de janeiro a 8,5%.

Embora a decisão do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) tenha ficado para trás, o dólar mostrou fraqueza ante o iene durante a madrugada, pressionando as ações em Tóquio. Na quarta-feira, o Fed cortou suas compras mensais de bônus em mais US$ 10 bilhões, a US$ 65 bilhões, conforme previstos pelos economistas.

Empresas que divulgaram balanços dominaram os negócios de hoje no pregão japonês.

Apesar da queda do mercado como um todo, a Japan Tobacco avançou 5,7% após divulgar aumento anual de 29% no lucro do último trimestre, enquanto a Fujitsu saltou 12% após seu lucro operacional superar as expectativas de vários analistas.

Já a Toshiba foi destaque de baixa, com suas ações recuando 7,5%, após o fabricante de eletrônicos manter suas projeções inalteradas embora tenha mostrado resultados sólidos no período de abril a dezembro. Fonte: Dow Jones Newswires.