Bolsa de Tóquio fecha em queda de 0,5%

Os fracos balanços trimestrais de Softbank e Yamaha ofuscaram os fortes ganhos nas ações de Canon e Hitachi

Tóquio – A Bolsa de Tóquio fechou em baixa nesta sexta-feira. Os fracos balanços trimestrais de Softbank e Yamaha tiveram peso maior e ofuscaram os fortes ganhos nas ações de Canon e Hitachi, entre outras.

O Nikkei perdeu 44,89 pontos, ou 0,5%, e terminou aos 8.831,93 pontos, após alta de 0,8% no pregão de quinta-feira. Na semana, o índice acumulou uma leve perda, mas no ano tem ganhos de 4,5%. O volume de negociações seguiu robusto, com 2,3 bilhões de ações.

Os índices abriram em queda e permaneceram abaixo do ponto de equilíbrio durante quase toda a sessão. Os fracos relatórios de importantes empresas de alta tecnologia foram suficientes para reprimir o sentimento altista, enquanto muitos participantes do mercado ficaram à margem, à espera dos dados sobre o emprego americano (payroll), a serem anunciados mais tarde.

As expectativas para o aumento no número de empregos na economia dos EUA não são altas, disse Kenichi Hirano, diretor operacional da Tachibana Securities, ao acrescentar que um resultado forte poderá ajudar o índice Dow Jones, da Bolsa de Nova York, a quebrar uma resistência de longo tempo e assim melhorar também o sentimento para o mercado acionário nipônico.