Bolsa de Tóquio cai 0,6% com realização de lucros

A realização de lucros em ações peso pesado, como Japan Tobacco, ofuscou os ganhos na Kyocera e outras exportadoras

Tóquio – A Bolsa de Tóquio encerrou em baixa nesta sexta-feira. A realização de lucros em ações peso pesado, como Japan Tobacco, ofuscou os ganhos na Kyocera e outras exportadoras, beneficiadas pela desvalorização do iene e pelo progresso na resolução dos problemas da dívida da Grécia.

O Nikkei perdeu 55,07 pontos, ou 0,6%, e terminou aos 8.947,17 pontos, após queda de 0,2% no pregão de quinta-feira – na semana, contudo, o índice acumulou ganhos de 1,3% e, no ano, tem alta de 5,8%. O volume de negociações atingiu 2,36 bilhões de ações.

O chefe de estratégia de investimentos de uma grande corretora japonesa disse que o mercado não está totalmente otimista sobre a situação da dívida da Europa, em que Itália e Espanha também estão envolvidas. “Um ganho mais acentuado do euro a curto prazo é improvável”, disse ele.

As ações no Japão permanecem supercompradas, afirmou Yoshihiro Ito, estrategista-chefe da Okasan Online Securities. “Vai levar algum tempo para o mercado retomar seu ritmo para cima”, completou. Os investidores estavam ansiosos para realizar lucros antes do fim de semana, acrescentou Hiroichi Nishi, gerente geral de ações da SMBC Nikko Securities.