Bolsa de Nova York fecha perto da estabilidade

Mercado dos Estados Unidos fez uma pausa depois dos ganhos fortes da semana passada

Nova York – As Bolsas dos EUA fecharam com os principais índices muito próximos dos níveis da sexta-feira, o Dow Jones e o Nasdaq em leve alta e o S&P-500 em leve baixa.

O mercado fez uma pausa depois dos ganhos fortes da semana passada.

O volume de negócios foi relativamente reduzido, com muitos investidores evitando fazer grandes apostas antes da decisão de política monetária do Federal Reserve, na quarta-feira, e da divulgação do PIB dos EUA no terceiro trimestre, na quinta.

O índice de atividade dos gerentes de compras (PMI) para o setor de serviços, da Markit, recuou para 57,3 na pesquisa preliminar de outubro, de 58,9 em setembro.

As vendas pendentes de imóveis residenciais cresceram 0,3% em setembro, ficando abaixo da expectativa de crescimento de 1,0%. O índice de atividade industrial do Fed de Dallas caiu a 13,7 em outubro, de 17,6 em setembro.

O dia também foi marcado por quedas das Bolsas europeias, depois da divulgação de um fraco índice de confiança das empresas da Alemanha, do instituto IFO. O índice caiu a 103,2 em outubro, de 104,7 em setembro; outubro foi o sexto mês consecutivo de quedas no índice.

As ações do setor de energia caíram, em dia de fortes oscilações nos preços do petróleo (Halliburton -6,08%, Chevron -0,77%, ExxonMobil -0,83%). “Todo mundo está acompanhando o petróleo, em busca de algum tipo de pista. Até certo ponto, preços baixos do petróleo são positivos. A partir desse ponto, o impulso deflacionário e o crescimento econômico mais lento parecem estar ganhando a discussão”, disse Michael Antonelli, da Robert W. Baird.

Entre as ações de empresas que divulgaram resultados do terceiro trimestre, os destaques foram Merck (-2,01%) e Allergan (-1,02%). As da rede social Twitter, que divulgaria balanço após o fechamento, caíram 2,78%.

O índice Dow Jones fechou em alta de 12,53 pontos (0,07%), em 16.817,94 pontos. O Nasdaq fechou em alta de 2,21 pontos (0,05%), em 4.485,93 pontos. O S&P-500 fechou em baixa de 2,95 pontos (0,15%), em 1.961,63 pontos. Fonte: Dow Jones Newswires.