Bolsa de NY fecha em baixa com falta de medidas do BCE

O Dow chegou a perder 98 pontos, depois de Banco Central Europeu (BCE) encerrar reunião sem anunciar medida imediata de estímulo à economia da zona do euro

Nova York – A Bolsa de Nova York fechou em leve baixa nesta quinta-feira, 4, depois de os índices Dow Jones e S&P-500 terem fechado em níveis recordes na quarta-feira.

O Dow chegou a perder 98 pontos, depois de o Banco Central Europeu (BCE) encerrar sua reunião sem anunciar nenhuma medida imediata de estímulo à economia da zona do euro.

O principais índices se recuperaram à tarde, depois de fontes europeias dizerem que em janeiro o BCE deverá discutir um programa amplo de compras de ativos que poderá incluir bônus soberanos.

“À medida que o BCE está se movendo mais lentamente do que esperava, isso afeta a confiança do investidor”, comentou Alan Gayle, da Ridge Worth Investments.

Traders disseram que o tom da sessão foi de cautela, antes da divulgação dos dados oficiais do nível de emprego nos EUA em novembro, amanhã.

Dois dados foram divulgados nos EUA nesta quinta-feira: o Departamento do Trabalho informou que o número de pedidos de auxílio-desemprego feitos na semana passada ficou em 297 mil, com queda de 17 mil em relação à semana anterior; economistas previam 295 mil.

A Challenger, Gray & Christmas informou que o número de demissões anunciadas por grandes empresas norte-americanas ficou em 35.940 em novembro, com queda de 29,8% em relação a outubro e queda de 20,7% em comparação com novembro do ano passado; o número acumulado de demissões anunciadas neste ano elevou-se a 450.531.

As ações do setor de energia, que haviam subido nas três sessões anteriores, caíram em reação à nova baixa dos preços do petróleo (Chevron, -1,26%, Newfield Exploration, -3,71%).

As ações da Barnes & Noble caíram 5,44%, depois de a empresa anunciar que vai recomprar a participação da Microsoft na indústria de livros eletrônicos e tablets Nook Media; as da Microsoft subiam 1,58%.

No setor varejista, as ações da Sears Holdings caíram 4,38%, depois de a empresa divulgar resultados.

O índice Dow Jones fechou em baixa de 12,52 pontos (0,07%), em 17.900,10 pontos.

O Nasdaq fechou em queda de 5,03 pontos (0,11%), em 4.769,44 pontos. O S&P-500 fechou em queda de 2,41 pontos (0,12%), em 2.071,92 pontos. Fonte: Dow Jones Newswires.