Bolsa de Londres tem alta apesar de perdas da Volkswagen

Às 8h15 (horário de Brasília), o índice das principais ações europeias FTSEurofirst 300 tinha alta de 0,9 por cento, a 1.410 pontos

Londres/Milão – Os mercados acionários europeus subiam nesta segunda-feira, impulsionados por ações mais fortes de bancos e químicas, apesar de a queda nos papéis da montadora Volkswagen pressionarem o mercado alemão.

Às 8h15 (horário de Brasília), o índice das principais ações europeias FTSEurofirst 300 tinha alta de 0,9 por cento, a 1.410 pontos. Enquanto o índice de blue chips da zona do euro Euro Stoxx 50 subia 0,67 por cento para 3.178 pontos.

As ações da Volkswagen caíam 21,8 por cento após a companhia informar que as concessionárias norte-americanas vão interromper as vendas de alguns carros à diesel de 2015 após reguladores descobrirem que um software desenvolvido para os veículos afetados davam dados falsos de emissão.

A Volkswagen iniciou uma investigação sobre o caso e pode encarar multas de até 18 bilhões de dólares, disse a Agência de Proteção Ambiental (EPA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos.

“O início de procedimentos legais contra a Volkswagem pela EPA é profundamente sério”, escreveram em uma nota os analistas da Bernstein.