Bolsa de Londres sobe com rali por acordo entre Shell e BG

A Shell acertou a compra da BG Group por 47 bilhões de euros (70 bilhões de dólares), na primeira mega fusão no setor de petróleo em uma década

Paris – O principal índice de ações europeias subia nesta quarta-feira, impulsionado por um rali nas ações de energia após a Royal Dutch Shell acertar a compra da BG Group por 47 bilhões de euros (70 bilhões de dólares), na primeira mega fusão no setor de petróleo em uma década.

Às 7h40 (horário de Brasília), o índice das principais ações europeias FTSEurofirst 300 tinha alta de 0,16 por cento, a 1.614 pontos.

Os papéis da BG saltavam 35 por cento, enquanto a ação da Tullow Oil subia 9,3 por cento, a BP tinha alta de 2,6 por cento, a Repsol ganhava 0,3 por cento e a Total tinha valorização de 0,4 por cento. O papel da Royal Dutch Shell tinha queda de 2,2 por cento, refletindo o alto prêmio que está pagando pela BG.

O índice Stoxx do setor de energia, muito impactado no ano passado conforme os preços do petróleo caíam, subia 4,5 por cento e a alta do setor permitia que o FTSEurofirst 300 avançasse.

“O setor tem estado pronto para consolidação dada a perspectiva baixista para os preços do petróleo, e poderíamos ver outras aquisições na indústria nas próximas semanas ou meses.

No geral, a onda de fusões e aquisições que está se espalhando para diversos setores é muito boa para o mercado”, disse o operador do Saxo Bank Andrea Tueni.