Bolsa de Londres cai com pressão de BHP e Standard

Às 8:03 (horário de Brasília), o índice das principais ações europeias FTSEurofirst 300 tinha queda de 0,4 por cento, a 1.301 pontos

As ações europeias recuavam nesta terça-feira, com a queda dos preços das commodities e os resultados decepcionantes de Standard Chartered e BHP Billiton colocando pressão sobre o mercado.

Às 8:03 (horário de Brasília), o índice das principais ações europeias FTSEurofirst 300 tinha queda de 0,4 por cento, a 1.301 pontos. O índice subiu 1,7 por cento na segunda-feira, atingindo a máxima de duas semanas. Porém, continua com queda de cerca de 10 por cento este ano.

O Standard Chartered caía 5,1 por cento após o banco focado em mercados emergentes divulgar uma queda de 84 por cento em seu lucro com os mercados financeiros globais mais fracos, o tombo dos preços das commodities e o aumento dos prejuízos com empréstimos prejudicando suas receitas.

As ações da mineradora BHP Billiton recuavam 4,6 por cento após a companhia cortar seus dividendos interinos em 75 por cento, abandonando a política de longa duração de manter igual ou aumentar os pagamentos, e também depois de divulgar um prejuízo líquido de seis meses de 5,67 bilhões de dólares, o primeiro em mais de 16 anos.

A mineração era o setor com maior queda, com o índice de matérias-primas STOXX Europe 600 caindo 2,3 por cento, atingido pela BHP e pelos preços mais fracos dos metais.