B2W afunda 8%; Ser dispara 16%…

Bolsa cai 4% na semana

O Ibovespa fechou o dia com alta de 0,09% após sessão volátil, com o comportamento de Wall Street e dos preços do petróleo dividindo o foco com o noticiário político e a temporada de balanços. Na semana, o Ibovespa caiu 4% – o pior desempenho semanal da bolsa desde janeiro. O preço das commodities, os resultados trimestrais de grandes empresas e o desempenho das bolsas internacionais pesaram sobre o desempenho.

B2W afunda

As ações do grupo de comércio eletrônico B2W caíram 8,7% nesta sexta-feira. A queda acontece após a companhia, que reúne Americanas.com e Submarino.com, divulgar um prejuízo de 132,6 milhões de reais no primeiro trimestre – o dobro do prejuízo dos três primeiros meses de 2015. A receita da empresa caiu 19%, para 1,7 bilhão de reais.

Surpresa boa

As ações do grupo de educação Ser Educacional dispararam 16,3% nesta sexta-feira. A companhia apresentou um lucro de 85,9 milhões de reais no primeiro trimestre – uma alta de 3,7% na comparação anual. A expectativa era de um lucro de apenas 60 milhões de reais. Segundo a companhia, o resultado positivo veio principalmente de uma redução das despesas.

Prejuízo na Americanas

As ações da varejista Lojas Americanas caíram 4,8% nesta sexta-feira após a companhia anunciar um prejuízo de 23,9 milhões de reais no primeiro trimestre, ante um lucrou 22,2 milhões de reais no ano passado. A despesa financeira da empresa aumentou 40% na comparação anual, para 478 milhões de reais. Em relatório, o banco Credit Suisse disse que o resultado veio em linha com o esperado, já o banco BTG Pactual afirmou que os números são os melhores dentre as varejistas que o banco cobre.

CVC cresce

A operadora de turismo CVC anunciou um lucro de 55,6 milhões de reais no primeiro trimestre, uma alta de 6,3% na comparação anual. Incluindo o resultado das empresas compradas pela CVC em agosto do ano passado, o lucro sobe para 63,5 milhões de reais. Nesta sexta-feira, as ações da companhia subiram 2,2%.

Cervejaria nova

A fabricante de bebidas Ambev inaugurou nesta sexta-feira uma nova cervejaria na cidade de Ponta Grossa, no Paraná. A filial recebeu o nome de Cervejaria Adriática, uma referência a uma marca de cerveja produzida até os anos 1940 e que a Ambev voltou a fabricar. Além da Adriática, a unidade produz as marcas Antarctica, Antarctica Sub Zero, Skol, Original e Brahma Chopp. O investimento na fábrica foi de 848 milhões de reais e a unidade tem capacidade para produzir 38 milhões de litros de bebidas por mês.

Inflação acelera

A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechou abril com alta de 0,61%, ante uma variação de 0,43% em março. Segundo o IBGE, a alta foi puxada principalmente pelo reajuste de remédios e por aumento de preços dos alimentos. A taxa acumulado no ano é de 3,25%. Nos 12 meses encerrados em abril, o IPCA foi de 9,28% – o menor patamar desde junho de 2015 – ainda muito acima do teto da meta estipulada pelo governo, de 6,5%.