Bolsa cai 1,20%; Novos nomes na Caixa…

Bolsa cai 1,20%

Após subir durante toda a manhã, o Ibovespa fechou nesta quinta-feira com perdas de 1,20%. Os papéis da mineradora Vale, que caíram 3,9% após relatório do banco Itaú BBA, colocam dúvidas sobre as projeções dos preços do minério em 2017. Siderúrgicas como a CSN também caíram 3,1%. Os papéis da Petrobras também caíram, as ações preferenciais recuaram 1%. As perdas aconteceram após a notícia de que o Tribunal de Contas da União suspendeu o programa de venda de ativos da Petrobras — uma medida que poderá atrasar a conclusão de seu plano de desinvestimentos. A suspensão é válida até que o órgão conclua a análise do mérito do programa, que analisa riscos de legalidade formal e material.

_

Estímulos para a Europa

O Banco Central Europeu anunciou a extensão de seu programa de estímulos econômicos até o fim de 2017, mas reduziu o valor mensal de compra de títulos dos atuais 80 bilhões de euros para 60 bilhões — a partir de abril de 2017. O BCE disse que poderá aumentar as compras novamente ou prolongá-las, se for necessário. A autoridade monetária também elevou ligeiramente sua previsão de crescimento em 2017 para 1,7%, ante 1,6% em setembro, e elevou sua previsão de inflação em 2017 para 1,3%, ante 1,2% projetado há três meses.

_

Novos nomes na Caixa

Depois de ter sancionado a lei das estatais em junho — para impedir nomeações políticas nas estatais —, o presidente Michel Temer nomeou seis novos vice-presidentes atendendo a pedidos de PMDB, PSDB, DEM, PR, PRB, PP e PSB. Além das nomeações, conforme decretos publicados no Diário Oficial da União, deixaram o cargo os vice-presidentes Joaquim Lima de Oliveira (Tecnologia da Informação) e Paulo José Galli (Governo). Foram nomeados Arno Meyer (Finanças e Controladoria), José Antonio Eirado Neto (Tecnologia da Informação), Marcelo Campos Prata (Operações Corporativas), Paulo Henrique Angelo Souza (Riscos), Roberto Derziê de Sant’anna (Governo) e Deusdina dos Reis Pereira (Fundos de Governo e Loterias).

_

Clemente deixa Bradesco

Sergio Clemente, vice-presidente do banco Bradesco e responsável pelo comando do banco de investimentos Bradesco BBI, deixou o banco nesta quinta-feira. Segundo a agência de notícias Reuters, a saída do executivo teria sido motivada por questões relacionadas à empresa de sondas Sete Brasil. O Bradesco era um dos sócios do investimento e perdeu quase 2 bilhões de reais com a companhia, atualmente em recuperação judicial. Clemente estava no banco desde 2000.

_

Safra boa

A safra de cereais, leguminosas e oleaginosas para 2017 deve ser de 210,1 milhões de toneladas, 14,2% mais do que o total obtido em 2016. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira pelo IBGE e mostram que todas as regiões devem ter aumento na produção. Se confirmada a estimativa para a safra de soja, o grão chegará a nova produção recorde no ano que vem, com um total de 103,5 milhões de toneladas. A safra agrícola de 2016 deve totalizar 183,9 milhões de toneladas, uma queda de 12,3% em relação a 2015, quando alcançou 209,7 milhões de toneladas.