BM&FBovespa cria índice de BDR não patrocinado

O novo indicador, composto pelos 70 BDRs não patrocinados, foi criado com o objetivo de contribuir para que investidores diversifiquem suas estratégias de investimento

São Paulo – A BM&FBovespa inicia nesta segunda-feira o cálculo e a divulgação, em tempo real, do Índice de BDR Não Patrocinado – Global (BDRX). Segundo nota divulgada nesta segunda-feira o novo indicador, composto pelos 70 BDRs não patrocinados listados na Bolsa, foi criado com o objetivo de contribuir para que os investidores diversifiquem suas estratégias de investimento em ativos estrangeiros. “O indicador oferece ao mercado e aos administradores de recursos uma referência do desempenho dos recibos de depósito de ações estrangeiras negociados na BM&FBovespa”, disse o comunicado.

Os BDRs Nível I Não Patrocinados, negociados desde outubro de 2010 na BM&FBOvespa, são certificados representativos de valores mobiliários de emissão de companhia aberta, com sede no exterior. Sua emissão e seu registro são de responsabilidade de uma instituição depositária no Brasil, sem qualquer participação das companhias estrangeiras.

O Índice de BDRs Não Patrocinados – Global (BDRX) terá sua carteira reavaliada a cada quatro meses, da mesma forma que os demais índices da BM&FBovespa. Serão incluídos na carteira do Índice BDRX todos os BDRs Não Patrocinados listados na Bolsa que tiverem Formador de Mercado. Novos BDRs Não Patrocinados só serão incluídos nas recomposições quadrimestrais caso sejam autorizados à negociação a pelo menos um dia antes da data da recomposição da carteira.

A carteira teórica do índice será valorizada, a cada intervalo de cálculo, pela multiplicação da quantidade teórica de cada BDR Não Patrocinado pelo preço do último negócio registrado dentro desse intervalo ou, na ausência deste, pelo seu valor de referência de cada ativo (média aritmética dos preços das melhores ofertas de compra e de venda registradas no momento do cálculo).

A carteira do Índice BDRX será ponderada pelo valor de mercado da empresa em reais (quantidade total de ações emitidas pela empresa, informada pelo emissor, adequada pela proporção ações/BDR, multiplicada pela cotação do BDR). A base do Índice BDRX foi fixada em 1.000 pontos para a data de 05 de outubro de 2010.