BES Brasil recebe aporte de R$ 100 mi com Bradesco

Banco português quer acelerar o crescimento em serviços financeiros no país

São Paulo – O BES Investimento do Brasil anunciou nesta quarta-feira um aumento de capital de 100 milhões de reais para ampliar o ritmo de crescimento. Todos acionistas da instituição financeira portuguesa participaram da operação, inclusive o Bradesco com 20% do valor total.

Segundo Ricardo Espírito Santo, chefe das operações no Brasil e principal acionista do grupo, somente a retenção dos resultados não tem sido suficientes para atender o crescimento do banco no país. “Apostamos no mercado brasileiro e há grandes oportunidades”, disse em entrevista para EXAME.com.

O executivo explica que uma das áreas que mais tem avançado é a de empréstimos-ponte, que são concedidos para empresas que precisam antecipar recursos a receber de financiamentos de longo prazo. O último aumento de capital realizado no país foi em 2009, também de 100 milhões de reais.

O controlador do banco em portugal conduziu em abril deste ano um aumento de capital de 1 bilhão de euros que foi totalmente subscrito por acionistas, sem a participação do governo português.

Além disso, o BES conseguiu realizar com sucesso a primeira emissão internacional de dívida de um banco português desde abril de 2010, quando a crise europeia se intensificou. A instituição emitiu, no início de novembro, 750 milhões de euros em papéis com vencimento em 3 anos e um cupom de 5,875%