BC confirma expectativas e volta a comprar dólares

A data de liquidação será em 20 de março de 2012. É a primeira intervenção da autoridade monetária no mercado de câmbio neste ano

São Paulo – O Banco Central voltou a atuar no mercado de câmbio nesta sexta-feira e anunciou um leilão de compra de dólares a termo, confirmando expectativas que já circulavam há dias no mercado sobre uma possível intervenção em meio à recente série de quedas do dólar.

A data de liquidação será em 20 de março de 2012. É a primeira intervenção da autoridade monetária no mercado de câmbio neste ano e a primeira operação desse tipo desde 26 de julho de 2011, quando o dólar rondava 1,55 dólar.

O anúncio da operação levou a moeda norte-americana a reverter a queda e passar a operar em alta, batendo na máxima de 1,7283, antes de voltar a cair com a divulgação dos dados de emprego dos Estados Unidos em janeiro. Às 11h36, o dólar caía 0,05 por cento, para 1,7210 real na venda. Mais cedo, chegou a cair a uma mínima de 1,7169 real.

O leilão de compra de dólares a termo é semelhante ao leilão de compra de moeda no mercado à vista. A diferença se dá na data de liquidação: as compras a termo têm liquidação definida no momento do anúncio, enquanto as aquisições à vista são liquidadas em dois dias úteis (D+2).