Bancos lideram alta de mercados europeus após pacote grego

Londres – As bolsas de valores da Europa subiam nesta sexta-feira, caminhando para uma quarta sessão consecutiva de ganhos, lideradas por bancos depois que um novo pacote de resgate financeiro à Grécia foi acertado.

O segundo pacote de resgate à Grécia, anunciado na quinta-feira, inclui 109 bilhões de euros em dinheiro da União Europeia e uma contribuição de detentores de bônus do setor privado estimada em até 50 bilhões de euros em meados de 2014.

Os bancos da Grécia exibiam uma das melhores performances da sessão e o índice do setor no país disparava 8,7 por cento.

Os franceses BNP Paribas e Credit Agricole , que têm grande exposição à Grécia, subiam 2,7 e 3,8 por cento, respectivamente.

Enquanto isso, o índice europeu de bancos STOXX 600 tinha alta de 0,98 por cento. Nesta semana, o setor acumula alta de 12,2 por cento após queda de 28 por cento entre meados de fevereiro e o menor patamar definido na segunda-feira.

O índice de volatilidade STOXX 50 recuava 8,12 por cento, sinalizando um aumento do interesse dos investidores por ativos de maior risco.

“Agora dá para pelo menos fazer uma avaliação sobre com quanto os bancos com exposição à Grécia, como o BNP Paribas terão, terão de participar (do pacote), o que é uma boa notícia”, disse Veronika Pechlander, gerente de fundos do Ashburton European.

Às 7h43 (horário de Brasília), o índice FTSEurofirst 300 tinha alta de 0,73 por cento, cotado a 1.111 pontos, caminhando para fechar a semana com valorização de cerca de 2 por cento após duas semanas de perdas.