Balanço do Sistema do Euro afeta ouro, que recua 0,17%

O volume do balanço do Sistema do Euro caiu para seu menor nível desde fevereiro de 2012, afetando os contratos do metal

Os contratos futuros de ouro negociados na Comex, a divisão de metais da New York Mercantile Exchange (Nymex), fecharam em queda nesta terça-feira. A trajetória foi motivada pela notícia de que o balanço patrimonial do Sistema do Euro atingiu o menor nível em quase um ano na semana terminada na sexta-feira (01), caindo quase 5,5% em relação ao período anterior.

O contrato de ouro mais negociado, com entrega para abril, perdeu US$ 2,90 (0,17%), encerrando a US$ 1.673,50 a onça-troy.

Mais cedo, o Banco Central Europeu (BCE) informou que o volume do balanço do Sistema do Euro encolheu 159,1 bilhões de euros até a última sexta-feira (01), para 2,8 trilhões de euros, o menor nível desde fevereiro de 2012. Ainda assim, o balanço continua 4% acima do patamar em que estava há um ano.

A queda se deve ao pagamento das operações de financiamento de longo prazo (LTROs, na sigla em inglês) pelos bancos europeus, que somou quase 140 bilhões de euros referente às operações de três anos assumidas pelas instituições no fim de 2011 para mitigar os efeitos da crise de dívida na zona do euro.

“Isso está fazendo com que a confiança reapareça no mercado de risco”, disse Jason Rotman, da Lido Isle Advisors. Assim, o apelo pelo ouro, considerado ativo seguro, fica menor.

“Não é uma surpresa ver os preços do ouro caindo com o mercado de ações em rali novamente”, afirmou Adrian Ash, da BullionVault.

Os investidores estarão atentos à reunião mensal do BCE na quinta-feira (07), assim como dados econômicos da China no fim desta semana.