As empresas que mais ganharam valor de mercado em fevereiro

Levantamento produzido pela Economatica, a pedido de EXAME.com, mostra as companhias que se tornaram ainda mais valiosas no último mês

São Paulo — O Itaú Unibanco liderou em fevereiro o ranking das empresas que mais ganharam valor de mercado. O banco terminou o mês valendo 243,77 bilhões de reais — 18,3 bilhões de reais a mais do que o registrado no final de janeiro.

Em termos simples, o valor de mercado de uma empresa é obtido ao multiplicar o número de ações que ela tem na bolsa pelo valor dos papéis. Em fevereiro, as ações preferenciais do Itaú registraram alta de quase 10%. No ano, acumulam ganhos de 20%.

O desempenho do banco foi influenciado pelos resultados trimestrais divulgados no início do mês, considerados positivos pelo mercado.

Também pesou a favor das instituições financeiras a decisão do Bacen de cortar 0,75 ponto percentual da taxa básica de juros. A perspectiva é de que, com a queda dos juros, a concessão de créditos aumente e a inadimplência diminua.

Veja na tabela abaixo as 20 companhias que se tornaram ainda mais valiosas no último mês. Os números são de um levantamento produzido pela consultoria Economatica, a pedido de EXAME.com.