As 10 ações mais buscadas no Google em 2012

Lista elaborada pelo Google de acordo com as tendências de pesquisa observadas durante o ano tem 8 empresas do setor tecnologia

São Paulo – O Google divulgou ontem seu Zeitgeist de 2012, uma espécie de ranking anual com as consultas e tendências de pesquisa feitas pelos usuários do site no ano. Segundo o próprio Google, foram 1,2 trilhão de pesquisas, feitas em 146 idiomas.

Como não poderia deixar de ser, o mercado financeiro também teve seu espaço de destaque, representado pelas 10 ações mais procuradas nos EUA. Empresas ligadas à tecnologia dominam a lista, que vai do Facebook à Kodak, passando pela Samsung e pelo próprio Google, que aparece apenas na 7ª posição. 

A rede social de Mark Zuckerberg ficou com o primeiro lugar do ranking no ano em que fez sua venda inicial de ações (IPO, na sigla em inglês). Com preço fixado em 38 dólares por ação e mais de 421 milhões de ações oferecidas, foram captados pouco mais de 16 bilhões de dólares. 

Os segundo e terceiro lugares são de outras duas empresas com seus negócios focados na internet: Zynga, que oferece jogos e suporte em sites de redes sociais, dispositivos celulares e fóruns de internet, e a Yelp, que opera uma rede social que funciona como um guia para os seus visitantes a encontrarem comentários e detalhes sobre as empresas locais. 

A Samsung aparece no quarto lugar. A empresa esteve em destaque na mídia e nos mercados durante o ano ora por conta do lançamento do Galaxy SIII, ora em razão das brigas na justiça com a Apple no caso da quebra de patentes. 

As duas únicas empresas fora do setor de tecnologia que aparecem na lista são a de biotecnologia Arna (5º) e a operadora de uma cadeia de supermercados e farmácias, Supervalu (10º). No caso da Arna chama a atenção a valorização da ação no último ano, de 350%. 

No sexto lugar, a falida Kodak. Com certeza, a empresa aparece na lista por ter sido um dos pedidos de falência mais emblemáticos do ano. A Kodak pediu proteção contra falência no início do ano, precisa de quase 1 bilhão de dólares para se reeguer, mas ainda não conseguiu uma saída para se livrar da crise.

Confira o documento na íntegra:

Google Zeitgeist 2012 Pt BRhttp://www.scribd.com/embeds/116687706/content?start_page=1&view_mode=scroll&access_key=key-20wr68gr5pcc86tbredv