Após sessão volátil, Ibovespa fecha pregão em alta

O Ibovespa subiu 0,29 %, a 56.429 pontos, após ter oscilado entre alta de 1,48 % e queda de 0,41 % na sessão

São Paulo – A Bovespa encerrou o volátil pregão desta quarta-feira no campo positivo, com investidores digerindo declarações do chairman do Federal Reserve, Ben Bernanke, e a ata da última reunião de política monetária do banco central norte-americano.

O Ibovespa subiu 0,29 %, a 56.429 pontos, após ter oscilado entre alta de 1,48 % e queda de 0,41 % na sessão. O giro financeiro do pregão foi de 8,3 bilhões de reais.

As praças financeiras globais reagiram com volatilidade ao discurso de Bernanke perante um comitê do Congresso dos Estados Unidos nesta quarta-feira, e Wall Street terminou o dia no vermelho. Bernanke sugeriu que o BC do país não está pronto para reduzir seus esforços para estimular a maior economia do mundo, mas sinalizou que isso pode acontecer se a recuperação continuar a dar sinais de força.

“Ainda vejo o mercado bastante inseguro, com medo sobre quando o Fed poderia reduzir seu programa de compra de estímulos”, disse Pablo Spyer, um diretor na Mirae Asset Securities em São Paulo. “Mas o importante é que eles não vão parar de estimular a economia agora (…) Se não houver uma realização mais forte das bolsas americanas, isso pode abrir espaço para uma melhora na Bovespa”, acrescentou.

Investidores também avaliaram sinais de divisões no Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês), depois que a ata da última reunião mostrou debate intenso sobre quando o Fed deveria começar a reduzir suas compras mensais de 85 bilhões de dólares em títulos. Por aqui, o avanço da petrolífera OGX e do Itaú Unibanco ajudaram a garantir o avanço do Ibovespa na sessão.

As ações da Eletrobras lideraram os ganhos do índice, em meio à percepção de que a estatal de energia elétrica continuará a pagar dividendos para suas ações preferenciais e que dará sequência ao plano de reestruturação.

Por outro lado, o recuo das blue chips Vale e Petrobras limitaram o avanço do índice.

Atualizada às 18h30