Analistas recomendam ações da Petrobras após desempenho de Bolsonaro

Os riscos da interferência política e no futuro da política de preço de combustível da companhia parecem ter diminuído como resultado

(Bloomberg) — É hora de comprar Petrobras. Analistas do JPMorgan ao Bank of America Merrill Lynch elevaram suas recomendações sobre as ações depois que o capitão da reserva Jair Bolsonaro superou as expectativas no primeiro turno da eleição presidencial e pode vencer a eleição no final do mês.

Os riscos da interferência política e no futuro da política de preço de combustível da companhia parecem ter diminuído como resultado, disseram os analistas. O assessor econômico de Bolsonaro, Paulo Guedes, propôs a privatização de empresas estatais e a revisão do sistema de previdência social. Os investidores também esperam menos interferência do governo nas empresas estatais sob Bolsonaro.

A Petrobras subiu até 13% antes de reduzir os ganhos, enquanto a Eletrobras saltou até 15%. Antes do mercado local abrir, JPMorgan Chase elevou a Petrobras de neutra para compra.

“Os resultados do primeiro turno mostraram Bolsonaro com uma vantagem substancial em relação ao sr. Haddad, indicando risco político menor para a tese de investimento na Petrobras”, disse o analista Rodolfo Angele em nota. O valuation barato da ação também aumenta o potencial de alta, disse ele. Segundo o JPMorgan, a Petrobras é negociada 3,4 vezes o Ebitda estimado para 2019.

Um melhor cenário pós-eleitoral também levou o Bank of America Merrill Lynch a elevar a Petrobras de neutra para compra.

“Embora ainda haja uma incerteza significativa na política energética e uma clareza limitada sobre como o novo governo lidará com a Petrobras, acreditamos que o mercado esperava um resultado menos favorável”, disseram os analistas Frank McGann e João Victor Lorenzi em relatório de 8 de outubro.

Analistas do Bradesco BBI Vicente Falanga e Osmar Camilo citaram o aumento das chances de pelo menos algum ajuste fiscal, o que beneficiaria a companhia de petróleo.

“Embora prevemos desafios como a remoção de subsídios ao diesel, a moeda poderia ajudar e a Petrobras poderia retomar uma agenda de fluxo de notícias muito mais construtiva”, escreveram eles em um relatório.

O Bradesco BBI elevou a ação de neutra a outperform.