Alta de Vale e queda de Petrobras deixam índice volátil

Investidores ainda aguardam novas pesquisas eleitorais a partir desta quarta-feira

São Paulo – A Bovespa mostrava volatilidade nesta quarta-feira, enquanto investidores aguardam novas pesquisas eleitorais, com a recuperação de papéis como Vale e o quadro externo positivo contrabalançando a queda das ações da Petrobras.

Às 12h15, o Ibovespa registrava variação positiva de 0,05 por cento, a 61.927 pontos. O volume financeiro somava 3,44 bilhões de reais.

A aposta crescente de que se chegará a uma solução para o confronto entre Ucrânia e Rússia, combinada com dados do setor de serviços da China, levaram ânimo aos mercados externos.

No Brasil, a cena política permanecia no centro das discussões. Agentes repercutiam levantamentos do Ibope apenas em São Paulo e Rio de Janeiro, conhecidos na véspera, que mostraram a candidata do PSB, Marina Silva, liderando a corrida presidencial, enquanto aguardavam pesquisas nacionais do Ibope e Datafolha previstas para a partir desta quarta-feira.

Na visão do operador Quantitas Asset Management Thiago Montenegro, os dados regionais parecem corroborar especulações da véspera sobre o desempenho de Marina na disputa, mas o mercado também parece já ter colocado parte disso no preço e começa a ficar atento a papéis muito valorizados.

As ações da Petrobras , que acumulam no ano alta ao redor de 50 por cento, recuavam nesta sessão, apesar de dados mostrando crescimento da produção em agosto pelo sétimo mês consecutivo. O setor bancário, que também contabiliza ganhos relevantes em 2014, tinha mais uma pressão negativa, com as ações de Itaú Unibanco e Bradesco no vermelho.

O principal ponto de suporte da bolsa vinha das ações da Vale , em meio a dados melhores da China, mesmo após os preços do minério de ferro para entrega imediata recuarem nesta quarta-feira ao menor patamar em quase cinco anos.

Papéis do setor imobiliário também figuravam entre as maiores altas, com destaque para Rossi, beneficiada pelo quadro de juros longos baixos e pelo fato de a companhia também ter múltiplos muito baixos.

Do noticiário corporativo, as ações da Cosan valorizavam-se após o plenário do Senado aprovar na véspera projeto de lei que autoriza o governo a elevar a mistura de etanol anidro na gasolina.